Make your own free website on Tripod.com
ESCOLA VICTÓRIA PARCUS - "Tia Vic"

Colaboração: Antônio Tiago de Resende

 

GRÊMIO DA JUVENTUDE CONGONHENSE


blue.gif (150 bytes) HISTÓRICO DA ESCOLA

O Grêmio da Juventude Congonhense foi fundado em 18-12-63 por um grupo de pessoas lideradas por VICTÓRIA FISCHER PARCUS, uma senhora de descendência alemã, amante da dança clássica e que durante grande parte de sua vida foi dedicada a esta escola e também a criação cênica e do figurino da Semana Santa de Congonhas.

A Escola recebeu primeiramente o nome de GRÊMIO DA JUVENTUDE CONGONHENSE sendo reconhecida de Utilidade Pública em 10 de Agosto de 1.970, através da Lei Municipal nº 483. Posteriormente foi anexado o nome de Escola de Danças Victória Parcus, em homenagem à sua fundadora.

Constituindo-se num verdadeiro celeiro de valores, a Escola Victória Parcus, a cada iniciativa vem revelando novos e excelentes profissionais, num trabalhos autentico de incentivo e aprimoramento dos alunos.

Em Dezembro de 1994, perdemos a querida Tia Vic, a pessoa que mais lutou em prol da cultura de Congonhas, deixando registrado seu trabalho à frente da Escola de Danças e também sua colaboração na organização da Semana Santa. A Escola de Danças é um legado que não podemos deixar que se acabe e por isto estamos empenhados a dar continuidade a esse trabalho.

Nossa proposta é no sentido de ampliá-la com diferentes áreas culturais e artísticas como: Dança, Teatro, Música, Artes Circenses, Circo, Capoeira, Dança de Salão, Ginástica, Pintura em tela, Artes Marciais.

Nosso projeto de trabalho contempla também que os alunos tenham além das aulas práticas, atividades de: Palestras sobre sexualidade e higiene pessoal; Terapia de grupo com psicólogos; Aulas de história da arte; Aulas de aprendizado de confecções de arranjos, adereços, bordados em roupas e material de cenário, para apresentações da Escola. Com isso, teremos a certeza de que com o tempo nossos alunos ganharão voz, consciência corporal, cultural e uma perspectiva de futuro.

O ano de 1999 está sendo marcado de grande progresso na Escola. Foi firmada uma grande parceria com a Escola de Danças Bárbara Santos e Associação de Karatê - Kioey. Essa parceria marcou presença em grandes eventos culturais como apresentações dos Espetáculos "CINDERELA, DE CORPO E ALMA" e "ENÍGMAS DO COTIDIANO".
transp.gif (46 bytes)

blue.gif (150 bytes) ESPETÁCULOS

Consta também do calendário deste ano os seguintes espetáculos:

. 17 e 18 de setembro: "NOS PASSOS DO ALEIJADINHO".

. 9 e 10 de Outubro - reapresentação do espetáculo "CINDERELA, DE CORPO E ALMA", em comemoração da semana da criança.

. Em dezembro o espetáculo de dança "CARMEM".
transp.gif (46 bytes)

blue.gif (150 bytes) PROFESSORES E TALENTOS

Hoje contamos com o seguinte quadro de Professores:

Suzerly Soares ( Suze), Bárbara Santos, Angela Rezende, Maria Lúcia Cardoso, Ana Cardoso, Marcelo, Carolina Silva Rezende, Nadege Fernandes, Ana Flavia, Wesley Santana, Joana Darque.

Como grande talento revelado pela Escola, além de diversas professoras, atuais, temos hoje a Bailarina CAROLINA SILVA REZENDE, a qual pertence atualmente ao grupo de alunas do CENTRO MINEIRO DE DANÇAS CLASSICAS de Belo Horizonte. Tendo este grupo conquistado o 1º lugar no Festival de Dança, na categoria profissional, em JOINVILE/SC no ano de 1999, com a dança MALAGUENNA.
transp.gif (46 bytes)

ATUAL DIRETORIA

Presidente: Angela Maria Silva Rezende
Vice-Presidente: Ana Lourdes Cardoso
1ª. Secretária: Rosângela Cristina Santos.
2ª. Secretária: Regina Bahia F. Silva
1º. Tesoureiro: Antônio Tiago de Rezende
2º. Tesoureiro: Múcio Corrêa Evangelista

Conselho Fiscal: Raimunda Passos Soares, Maria das Graças Mendes Lourenço, Vera Fernandes de Lima

Conselho Fiscal Suplente: Arlete Anunciação Meira, Maria Aparecida Coelho, José Félix Junqueira

transp.gif (46 bytes)

Rua Marechal Floriano, 383 - 2º andar - Congonhas/MG
Fax/Fone: - (31) 731-1486 (Angela e Antônio)
e-mail: atr@prover.com.br