MÚSICA |
As famílias cultivavam a música onde um ou
mais membros tocavam instrumentos diversos nos saraus. Na década de 50 a prefeitura
contratou Isac Karabchevisk para dar um curso de Canto Coral na cidade. Dentre os corais destacamos: Vozes dos Profetas, atualmente presidido por Antônio Maria Reis, filho de Aristides de Paula Reis, grande músico e compositor da nossa terra; SFIMIP, grupo de seresta e canto coral de grande relevância no contexto cultural; Coral Condoms ligado ao grupo de teatro TEDOMS; também tivemos os grupos musicais Umuarama e Os Escaravelhos (do qual participou o cantor Vando). Os 4 grupos citados hoje estão desativados. Festivais da CançãoA princípio independentes e realizados no Cine Leon pelo seu administrador José Gerônimo (Inguiça). Em 80 a prefeitura compra a idéia e passa a promovê-los no Parque da Cachoeira, reunindo milhares de pessoas no evento sem igual, que deixa saudades até hoje. Deste evento surgiram vários cantores e compositores que até hoje trabalham pela música: Gil da Mata, Mirna Geronimo, Nilo Sérgio, Grupo Força e outros.
Vozes privilegiadas
Andrea Cordeiro, a Fifi, uma das melhores vozes da cidade, encanta com sua voz, violão e um repertório de fazer inveja. Participa de peças de teatro, sendo figura atuante no setor cultural de Congonhas. Deise Moreira agita há muitos anos no campo musical e cultural da cidade. Cantando pelo "bares da vida", já fez sucesso em Porto Seguro e Belo Horizonte. Hoje em Congonhas, é proprietária do Arco da Véia, onde pode ser ouvida nos fins de semana. Em seu repertório, além de muita MPB, ainda podemos ouvir Whitney Houston, Celine Dion, Edith Piaf e composições próprias. Só falta gravar um disco. :-)
Contamos ainda com: Coral da FUMCULT, regido por José Herculano (Ticula); Coral São Geraldo; Banda da Corporação Bom Jesus; Os conjuntos de rock: Mig 28, Estado Crítico, Banda Calípso, Banda Acos. Os grupos de Pagode: Garotos da Vila e Loucos do Samba e a Banda do Bolinha. |