Make your own free website on Tripod.com
ROMARIA

Foto da Romaria na década de 60
Foto da Romaria na década de 60

A Romaria servia de abrigo aos pobres que, desde 1770, vêm a Congonhas todos os anos no período de 7 a 14 de setembro, para os festejos do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Romaria hojeConstruída no início da década de 30, no final da Alameda das Palmeiras, a Romaria, uma pousada constituída de um conjunto de casas baixas, fechando um círculo ao redor de um imenso pátio. Para ocupar esse abrigo, cada família pagava cino mil réis, por todo o período do Jubileu, quantia considerada na época, acessível a qualquer família.

Desativada no início da década de 60 pela Administração do Santuário, foi vendida a um grupo empresarial do Rio de Janeiro, que prentendia construir ali um hotel, obra jamais realizada. Da obra original, demolida em 1968, só restaram as duas torres ligadas por um arco que compõem o seu pórtico de entrada.

Portal de entrada da Romaria
Portal de entrada da Romaria, hoje

Em 1993, a Prefeitura Municipal recuperou o terreno com os remanescentes da velha Romaria. O pórtico começou a ser restaurado em 1994, e com uma área de 53 mil metros quadrados, a Romaria foi reconstruída, mantendo as mesmas características arquitetônicas da antiga pousada, que foi inspirada na arquitetura das capelas dos Passos da Paixão, construídas no século XVIII, sendo inaugurada em 30 de julho de 1995.

A partir de sua inauguração, a Romaria passou a abrigar uma grande estrutura destinada à preservação da história, da cultura, das artes, do lazer e do turismo em Congonhas, onde você pode encontrar: - Extensão do Gabinete do Prefeito, Salão Nobre e Oficina de Arte, que também serve de Sala de Exposições. - Sede da FUMCULT, Loja de Souvenir do SERVASC (Serviço Voluntário de Assistência Social de Congonhas), Auditório com 60 lugares - Museu de Mineralogia com salas para estudos e pesquisas, Museu Sacro e Museu da Memória e uma sala dedicada à cidade portuguesa de Matosinhos. Numa das torres originais, logo na entrada, encontra-se um posto de informações turísticas.

A Romaria vem se tornando ponto de encontro e de realização de shows, como o Luar na Romaria.

risco.gif (452 bytes)

Mais fotos

profet31.gif (1944 bytes) Uma ótima dica é apreciar o fim de tarde tomando um chopinho na lanchonete da Romaria.