Make your own free website on Tripod.com
JEREMIAS
Ocupando também posição de destaque na entrada da escadaria, à direita de Isaías, encontra-se o Profeta Jeremias, autor do segundo dos livros proféticos na ordem do Cânon bíblico. O tipo físico do Profeta Jeremias, esculpido por Aleijadino, é o de um homem de meia idade, com bigodes longos nas laterais da boca e a barba curta, composta de rolos frisados, à moda bizantina. Veste túnica curta, que deixa à mostra a perna esquerda, e manto levantado sobre o ombro direito, caindo até os pés na parte superior.

Segura o filactério com a mão direita e, na esquerda, uma pena. Na cabeça, ostenta um magnífico turbante, arrematado por abas torcidas passando entre as presilhas. Do ponto de vista anatômico, essa estátua apresenta deformidades. Entretanto, apesar dos defeitos observados, nota-se a intervenção de Aleijadinho na execução da cabeça, onde, sem dúvida, se concentra toda a força real da imagem.

Jeremias

Chora a ruína de Jerusalém, e pede que ela volte para o Senhor: "Eu deploro a derrota da Judéia e a ruína de Jerusalém, e rogo que queiram voltar ao seu Senhor" (C. 35)

Abdias Amós Baruc Daniel Ezequiel Naum Habacuc Isaias Joel Jonas Oseias

Os profetas na Bíblia