Make your own free website on Tripod.com
ISAIAS
Isaias O mais importante profeta do Antigo Testamento , Isaías, abre a série de honra na entrada da escadaria do lado esquerdo do Santuário. O profeta Isaías, esculpido por Aleijadinho, tem o tipo físico de um personagem de idade avançada, barbas e cabelos abundantes. Veste uma túnica curta, que deixa descoberta a parte inferior das pernas calçadas de botas, sobre a qual se acha jogado um amplo manto. Segura o filactério com a mão esquerda, enquanto a direita aponta para o texto nele inscrito.

A estátua de Isaías apresenta erros anatômicos de grande evidência, como a desproporção entre as partes superior e inferior do corpo, a estreiteza dos ombros, braços rígidos e curtos. Apesar de trazer a marca da interferência do "atelier", a expressão da cabeça de Isaías não é outra senão aquela criada pelo gênio de Aleijadinho. A verdadeira expressão de um iluminado diante de uma visão, constituindo-se em uma das mais importantes peças de todo o conjunto arquitetônico

Mostra a santidade de celebrar a glória divina: "Quando os serafins tinham louvado o Senhor, por um fim, como uma tenaz, uma brasa foi encostada aos meus lábios" (C. 6)

Abdias Amós Baruc Daniel Ezequiel Naum Habacuc Jeremias Joel Jonas Oseias

Os profetas na Bíblia